Detalhes da notícia

Atletas russos participarão dos Jogos de Inverno sob bandeira olímpica

Redação em 12 de dezembro de 2017 às 08:53

O Comitê Olímpico Russo (COR) anunciou que os atletas do país participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, na Coreia do Sul, sob a bandeira olímpica. Há uma semana, a Rússia foi excluída da competição pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por conta do escândalo estatal de doping. Os atletas comprovadamente limpos serão escolhidos por uma banca formada pelo COI. Serão denominados "Atletas Olímpicos da Rússia". No entanto, se forem ao pódio, não terão no protocolo a bandeira ou o hino do país.

 

Os atletas russos serão convidados para os Jogos de PyeongChang e terão que usar uniformes neutros apenas com os seus nomes. Uma banca formada irá analisar caso a caso e fazer os convites. Serão eles: Valerie Fourneyron, presidente do fundo independente de testes antidoping, além de um membro escolhido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), outro pela DFSU e um pelo COI, representado por Richard Budgett.

 

Budgett, que é médico-chefe do COI, anunciou que a entidade fará mais de vinte mil testes antidoping até o início dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os testes serão conduzidos em conjunto com a Wada e as respectivas Federações Internacionais da modalidade.

 

Informações: GE

Busca

Categorias